Ação visa minimizar o impacto do distanciamento social e a angústia das famílias

Diante do distanciamento social e das recomendações das autoridades sanitárias durante a pandemia do novo coronavírus, a Nobre Saúde criou o Plantão de Dúvidas para informar aos familiares sobre os pacientes internados na instituição e amenizar o sofrimento de quem está distante.  

Criada em março deste ano, a ação é feita a partir do envio de mensagem de texto, áudio ou vídeo pelos familiares para um número exclusivo destinado para este serviço, por meio do WhatsApp, solicitando informações referente à saúde e ao bem-estar de cada paciente. Após este contato, a coordenadora da equipe de enfermagem da Nobre, Renata Lavric de Castro, responde as questões de cada familiar por meio de ligação telefônica para quem enviou a mensagem. “O objetivo é sanar as dúvidas e, de certa forma, aliviar esse familiar das preocupações pelo fato dele próprio não estar presente e à frente dos cuidados do seu ente querido”, explica a psicóloga da instituição, Talita Ribeiro da Silva. 

A Nobre Saúde é a primeira unidade médica do Grande ABC especialista na transição e retaguarda de pacientes crônicos e/ou de recuperação prolongada que necessitam da continuidade do tratamento hospitalar, porém em um ambiente acolhedor e altamente especializado, prezando sempre pela humanização do atendimento.  

Antes do isolamento social instaurado devido à pandemia, as famílias tinham uma relação muito próxima com os cuidados dos pacientes na instituição. Eles podiam ficar como cuidadores e passar o dia, pois os horários de visitas eram abrangentes, de domingo a domingo, das 11h às 19h30, e até pernoitar. Devido à necessidade de controle para evitar o contágio pelo novo coronavírus, atualmente um único familiar pode visitar o paciente por apenas uma hora aos sábados ou domingos, ainda assim garantindo o distanciamento seguro, pois não se pode tocar, beijar ou abraçar. “A mudança foi grande, pois apesar de todo sofrimento trazido pelo próprio adoecimento, estar perto e garantir o cuidado de quem se ama é, de certa forma, um acalento para as famílias que agora estão tendo que ficar afastadas de quem amam, justamente para protegê-los de mais um complicador, cuja gravidade poderia ser fatal ao paciente”, comenta a psicóloga.

O Plantão de Dúvidas está disponível 24h por dia, sete dias da semana não somente para dúvidas médicas, mas também para obter informações sobre outras necessidades do paciente, como a manutenção de produtos de higiene e quaisquer outras questões enviadas pelos familiares. O que a instituição pretende com este novo canal de comunicação, embora não substitua a presença do tutor ou do membro da família, é criar uma interação com o profissional de saúde e a partir das informações do quadro clínico do paciente acabar com a angústia da família.

Reconhecida pelo seu bom atendimento e pelo amor e dedicação com que cuida de seus pacientes, a Nobre Saúde, com sua equipe multidisciplinar, nesse momento de emergência em saúde pública, vem buscando novos métodos para proporcionar a aproximação entre os familiares e os pacientes. Talita conta que com a situação atual os parentes se veem divididos entre a saudade e a necessidade de preservar a vida dos seus entes queridos e, muitas vezes, não sabem como agir. A recomendação dos especialistas é evitar visitas, mas continuar atentos ao acompanhamento médico, por isso é fundamental manter contato com a instituição responsável pelos cuidados.

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